SEED SUSPENDE TEMPORARIAMENTE PORTARIA QUE DEFINE NUCLEAÇÃO DO ENSINO NOTURNO

Foto: Ascom/SEED
Após se reunir com os dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintese), na tarde da última quarta-feira, 26, o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, decidiu suspender temporariamente a Portaria 7.731/2012, que promove a nucleação da oferta de matrícula do turno noturno nas escolas da rede estadual localizadas em Aracaju,para o ano de 2013. Adecisão foi tomada após o Sintese se comprometer a auxiliar a SEED a promover uma chamada pública para tentar aumentar o número das matrículas no turno noturno.

Ficou decidido ainda que a SEED vai convocar uma reunião com a participação de seus técnicos, equipe diretiva das escolas envolvidas na nucleação e dirigentes do Sintese para discutir ações que visam promover o chamamento público para o aumento da matrícula. A data desta reunião ainda não foi definida.

A decisão de se fazer uma nucleação das matrículas da noite foi tomada ao se constatar uma redução significativa no número de matrículas para o turno da noite, em que menos de 50%das salas de aula das escolas são ocupadas. Alunos e professores não sofrerão nenhum prejuízo com essa nova reorganização.

De acordo com aPortaria 7.731/2012, foram criadas oito escolas polos em seis bairros estratégicos da capital, assegurando para os jovens e adultos um ensino de qualidade em um espaço físico amplo, com quadro docente completo e de melhor acesso.

Apesar da definição dos bairros estratégicos e da criação das escolas polos, a portaria não estabelece o fechamento da oferta do ensino noturno nas unidades que estão localizadas fora dos chamados bairros estratégicos. As escolas que funcionam fora desses bairros estratégicos continuarão oferecendo o ensino noturno, garantiu o secretário Belivaldo Chagas.

Para fazer essa nova nucleação do ensino noturno, a Secretaria de Estado da Educação levou em consideração a necessidade de otimizar os recursos educacionais, observando seus limites, prioridades e objetivos estabelecidos na política educacional.

Também foi levada em consideração a adequação entre o número de professores e demais servidores em relação à matrícula, de forma a contemplar as diretrizes dispostas na Portaria 213/MEC, de 2 de março de 2011,e na Resolução n° 5 da Comissão Intergovernamental de Financiamento para a Educação Básica de Qualidade, de 22 de fevereiro de 2011.

Inspeção
Após inspeção realizada por técnicos da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), constatou-se que várias escolas têm um número muito reduzido de alunos e pouco aproveitamento do espaço físico. O Colégio Estadual Presidente Médici, por exemplo, tem 19 salas de aulas, e no turno da noite apenas três são ocupadas, uma delas com apenas nove estudantes, outra com doze e uma terceira com apenas onze alunos.

Esse também é o caso do Colégio Estadual Djenal Queiroz, quedas suas 10 salas de aulas, apenas três são ocupadas com uma média de 12 alunos por sala. No Colégio Estadual Jackson de Figueiredo o número aumenta um pouco. Das 17 salas de aula oito são ocupadas à noite.
Já no Colégio Atheneu Sergipense, apenas três das 25 salas de aula da unidade de ensino são utilizadas para o turno da noite. Devido ao seu espaço físico, localidade e boa estrutura, o Atheneu será uma das escolas polo para o ano letivo de 2013.

Bairros e escolas polos
Os bairros estratégicos definidos pela Seed são: Centro, Siqueira Campos/Getúlio Vargas,Conjunto Assis Chateaubriand (Bugio), Ponto Novo, Farolândia e Grageru.

Nesses bairros, a oferta de ensino noturno se concentrará nas seguintes escolas polos: Colégio Estadual Atheneu Sergipense, Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos Professor Severino Uchôa, Colégio Estadual Presidente Costa e Silva,Colégio Estadual Francisco Rosa Santos, Escola Estadual Jornalista Paulo Costa,Escola Estadual 8 de Julho, Escola Estadual Professora Ofenísia Freire e o Colégio Estadual Gonçalo Rollemberg Leite.

Para definir as escolas polos, a Seed levou em consideração as unidades de ensino que têm a melhor estrutura física, maior número de matrículas, melhores índices educacionais, quadro docente e de apoio mais apropriado para a ampliação da matrícula, além do melhor acesso para os alunos.  

Para efeito de transferência de matrícula para as escolas polos, a nucleação do ensino noturno observará o período de término do calendário letivo de 2012 e o início do ano letivo de 2013. Quando for o caso será feito o remanejamento de professores e demais servidores de unidades de ensino que deixarão de ofertar o ensino noturno.






Fonte: Ascom SEED

0 comentários:

Postar um comentário

Redes e links sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites