Foto: Ascom/PMSE |
“Nosso objetivo foi reavivar as técnicas de tiro, bem como oferecer ao policial a possibilidade de atirar. É sempre muito importante atualizar e aprender novas técnicas de utilização e manuseio de armamentos, a exemplo de pistola calibre .40. Quem ganha com tal iniciativa da PM é a sociedade, que terá um policial tecnicamente preparado para, em caso de necessidade, utilizar a arma adequadamente”, destacou o tenente Fábio Alcântara, comandante da 1ª Cia / 8º BPCom e instrutor de tiro, ao reforçar que 108 policiais da subunidade participarão do treinamento.
Sobre a instrução
A instrução de tiro contempla as fases teórica e prática. Na primeira, ocorrida no mês de outubro, a turma passou por instruções técnicas sobre nomenclatura, desmontagem/montagem da arma, funcionamento com carabinas, pistolas e submetralhadoras de calibre .40. as aulas foram ministradas pelo sargento Gilson dos Santos, do Serviço de Armamento e Munição (SAM) da PMSE.
Na segunda fase do treinamento, em caráter prático, as atividades são ministradas pelo tenente Fábio Alcântara. No estande da Petrobras, são abordadas posições de tiro de combate, tipos de recargas, panes, regras de segurança, simulação de situações de perigo real, passagem em pistas utilizando pistolas, tiro barricado, exercício de tiro com mão fraca, durante as quais os policiais têm de enfrentar as diversidades do terreno local.
Além das instruções teóricas e práticas de tiro policial, foram realizadas, ao longo do mês de novembro de 2012, instrução de abordagem a pessoas para todo efetivo da 1ª Cia / 8º BPCom, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). As aulas foram ministradas pelo tenente Fernando Costa, lotado no 5º Batalhão de Polícia Militar [que atende ao município de Nossa Senhora do Socorro],com o fito de criar um padrão de procedimentos operacionais dentro do grupo.
Nivelamento técnico
As atividades obedecem ao plano de instrução continuada da 1ª Companhia do 8º Batalhão, que se divide em três módulos de atuação. As instruções de tiro estão contidas no primeiro módulo, porém o comando da subunidade prevê outras instruções, a exemplo de abordagem a pessoas, veículos, edificações; identificação veicular, primeiros socorros, gerenciamento de crises, procedimentos iniciais em ocorrências com artefatos explosivos, inteligência policial, noções básicas de Direito Penal Militar, dentre outras.
“Todas estas atividades de instrução visam ao Nivelamento Técnico em Operações Policiais. Além de implantar uma doutrina de procedimento, as instruções proporcionam maior segurança aos policiais na execução das atividades”, salientou o aspirante a oficial Adiel Ribeiro, subcomandante da 1ª Cia/8º BPCom.
Ainda segundo o militar, as instruções vêm refletindo na eficiência do serviço prestado aos cidadãos. “As atividades têm promovido uma significativa melhoria na qualidade de serviço realizado pelos integrantes da Companhia, já que as estatísticas demonstram um notório aumento em prisões e apreensões efetuadas na área da subunidade”, completou.
Área de atuação
A 1ª Companhia do 8º Batalhão de Polícia Comunitária (1ª Cia/8º BPCom) é reponsável pelo policiamento ostensivo preventivo do centro comercial de Aracaju, bairros Treza de Julho, Siqueira Campos, Salgado Filho, São José, Pereira Lobo e Getúlio Vargas. A sede da subunidade está localizada na avenida Gonçalo Prado Rolemberg, 1658, bairro São José, em Aracaju (antiga sede da Delegacia Plantonista).
Ascom/PMSE
0 comentários:
Postar um comentário