CHUVAS DEVEM CONTINUAR NO PRÓXIMO TRIMESTRE, AFIRMA METEOROLOGISTA DA SEMARH

As chuvas que caíram desde a madrugada desta segunda, 25, em todo o Estado de Sergipe, foram motivadas pelo aquecimento do Oceano Atlântico.

o meteorologista da Semarh, Overland Amaral
Foto: Ascom/Semarh
As chuvas que caíram desde a madrugada desta segunda, 25, em todo o Estado de Sergipe, foram motivadas pelo aquecimento do Oceano Atlântico. Continuando aquecido, o cenário favorecerá a melhoria nas condições climáticas para  o setor Leste do Nordeste do Brasil durante o trimestre de março a maio deste ano, a qual sairá da condição de abaixo da média para dentro da normalidade aguardada para o período da atual estação, o outono. É o que informa o Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). 

A previsão do tempo para o próximo trimestre foi resultado do consenso entre meteorologistas do Brasil, durante realização da IV Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Norte do Nordeste do Brasil. Participante do evento que ocorreu no Rio Grande do Norte, o meteorologista da Semarh, Overland Amaral, revela que a Temperatura da Superfície do Mar (TSM), que marca atualmente em torno de 1,0ºc, indica presença de anomalias positivas, beneficiando o Nordeste.

“Com o aquecimento do oceano as nuvens ficam recarregadas e tornam densas, ocasionando as chuvas”, explica Overland. Segundo destaca, a maioria dos modelos oceânicos e atmosféricos dos centros de meteorologia do país aponta chuvas com categoria abaixo do normal para o Norte do Nordeste. “A exceção é para a faixa Leste do Nordeste, onde está localizado o estado de Sergipe, e a tendência é que ocorram chuvas em torno da normalidade positiva”, informa.

Explica ainda o meteorologista que é importante ficar claro que tanto na região semiárida como na faixa leste, por serem áreas de alta variabilidade espacial e temporal nos índices pluviométricos, algumas localidades poderão receber uma quantidade de chuva menor do que outras, além da possibilidade da ocorrência de eventos extremos.

“É fundamental o acompanhamento das previsões do tempo e do monitoramento das condições oceânico-atmosféricas. Atualmente os parâmetros oceânicos estão crescentes, diferentes do comportamento da temperatura do oceano no mês de janeiro deste ano”.

Previsão
Durante toda a semana as chuvas poderão vir de forma intercalada em algumas regiões do Estado. “Somente hoje pela amanhã, desde a madrugada, já choveu na capital sergipana cerca de 16 a 20 milímetros. No interior do Estado as chuvas variaram entre 10 a 5 milímetros”, pontuou Overland.




ASCOM/SEMARH

0 comentários:

Postar um comentário

Redes e links sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites