ESTADO VISITA NOVOS GESTORES MUNICIPAIS PARA APRESENTAR PROGRAMA FRUTOS DA TERRA

Programa ajuda a promover a inclusão social e econômica no campo.

Fotos: Edinah Mary/Inclusão
A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), através do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN), realizam desde a última quinta-feira, 14, um cronograma de visitas aos municípios sergipanos para tratar da execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Frutos da Terra em 2013.

Com ele, é possível promover a inclusão social e econômica no campo com a compra feita pelo Estado da produção dos pequenos agricultores a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais, fortalecendo a agricultura familiar, e a consequente doação do que foi adquirido para alimentar a população extremamente pobre atendida por entidades socioassistenciais como hospitais e creches.

A primeira cidade a receber a equipe da Seides foi Estância. Já na última sexta-feira, 15, agricultores, representantes de entidades e os novos gestores do município de Monte Alegre foram orientados sobre a execução do programa.

“Estamos realizando essas reuniões para sanar as dúvidas dos novos gestores e esclarecer para os representantes das entidades atendidas e agricultores os benefícios que ele oferece. É fundamental que todos abracem esse iniciativa e se comprometam com seus objetivos”, destacou a diretora do departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, Rosane Cunha.

Os municípios de Moita Bonita, Ribeirópolis e Santa Luzia do Itanhi receberão a equipe do DSAN nos dias 19, 21 e 22, respectivamente. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o atual modelo do programa, em que o município adere à iniciativa através do Governo do Estado, vai funcionar até 30 de junho. "Por isso é fundamental que a nova gestão municipal se aproprie desse conhecimento”, explicou Rosilene Rodrigues, coordenadora estadual do Frutos da Terra.

Na opinião do secretário de Agricultura de Monte Alegre, Izaque Vieira, o programa valoriza muito o pequeno agricultor, movimenta a economia do município, além de beneficiar tantas pessoas atendidas em escolas e entidades. "Agora vamos realizar uma mobilização com os agricultores para atrair novos produtores para o programa”, assegurou.

A representante da Pastoral da Criança de Monte Alegre, Suely Lima, colocou sua satisfação em poder receber alimentos para auxiliar na alimentação das crianças atendidas na instituição. “Assistimos 700 crianças na pastoral e esses alimentos são fundamentais para o complemento das refeições. Realmente esse programa é de grande valia para nós, já que somos uma entidade que depende de auxílios e parcerias”.

Para o apicultor José Jackson de Souza, a reuniões do PAA servem para esclarecer as dúvidas que aparecem durante o período de execução. “Já faço parte do programa desde quando começou e não perco essas conversas. Sempre tem algo novo para aprender, para me atualizar”.





Agência Sergipe de Noticias

0 comentários:

Postar um comentário

Redes e links sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites