Durante a
reunião, que acontecerá na segunda-feira, 25, serão apresentadas algumas
propostas de obras a serem realizadas na quarta cidade mais antiga do Brasil.
A Praça São Francisco (Foto:
Ascom/Secult)
|
Na
próxima semana o Governo do Estado, representado pela Secretaria de Estado da
Cultura (Secult), a Prefeitura de São Cristóvão e a superintendência do
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Sergipe (Iphan/SE),
irão a Brasília para apresentar à direção geral do Iphan os projetos
prioritários para o ‘PAC Cidades Históricas’, em São Cristóvão. Durante a
reunião, que acontecerá na segunda-feira, 25, serão apresentadas algumas
propostas de obras a serem realizadas na quarta cidade mais antiga do brasil.
Para definir alguns detalhes da apresentação, foi realizada na da manhã da ultima sexta-feira, 22, uma reunião com as pessoas que irão defender os projetos em Brasília, onde foi possível fazer uma prévia do que virá na segunda feira e definir pontos que ainda estava em aberto para garantir o sucesso da apresentação e a vinda dos recursos para Sergipe.
A secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, esteve na reunião e destacou a importância da ligação entre os três entes do poder público, que estão unidos para o sucesso desta empreitada. “Esse projeto é muito importante também do ponto de vista institucional, afinal reúne os três poderes. O programa é do Governo Federal, mas ele promove essa união entre município e Governo do Estado, dando um caráter ainda mais significante a ele”, destacou.
Eloisa destacou ainda a preocupação do Governador Marcelo Déda em criar um núcleo que, com o fim do Monumenta, passa a cuidar especificamente do patrimônio histórico. “Isso tudo aliado ao novo fôlego que estamos sentindo na gestão municipal de São Cristóvão e que acrescentará ainda mais a este pleito”, completou.
A prefeita de São Cristóvão, Rivanda Góis, também esteve na reunião e destacou a importância da cidade de São Cristóvão receber esses recursos. “Nossa cidade tem um potencial cultural e turístico muito forte, mas uma carência de infraestrutura. Por isso quero agradecer desde já a dedicação de todos que fazem esta equipe e que estão emprenhados na vinda desses recursos para cidade”, frisou a prefeita.
Projetos
Entre os projetos que serão apresentados estão ações voltadas para o desenvolvimento urbano da cidade, como revitalização da Cidade Baixa, requalificação do Mercado e da Praça da Bíblia, restauração da Rodovia João Bebe Água e fiação subterrânea e desenvolvimento turístico e social, com a revitalização do atracadouro e da bica, requalificação paisagística do Cristo e sinalização turística e de trânsito.
Além disso, serão apresentados ainda projetos que visam a preservação do patrimônio arquitetônico, através da restauração da sede da prefeitura, da Igreja do Amparo e de elementos artísticos da Praça São Francisco.
Sobre o PAC Cidades Históricas
O PAC Cidades Históricas é uma ação intergovernamental articulada com a sociedade para preservar o patrimônio brasileiro, valorizar nossa cultura e promover o desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade e qualidade de vida para os cidadãos.
O PAC Cidades Históricas atuará, inicialmente, em 44 cidades, de 20 estados da federação, com a disponibilização de R$ 1 bilhão de reais até 2015, em obras públicas. A previsão é de que as obras sejam concluídas até o primeiro semestre de 2014.
DA ASCOM/SECULT
0 comentários:
Postar um comentário