SECULT CRIA NÚCLEO DE OBRAS E PATRIMÔNIO (NOP)

Núcleo foi criado através da Lei nº 5.466, que transfere as Unidades Executoras de Projeto (UEPs) de São Cristóvão e Laranjeiras no âmbito do Programa Monumenta para a Secult.
(Foto: Vitor Ribeiro)
A recuperação do patrimônio histórico de Sergipe atravessa um momento positivo, afinal, mais de R$ 40 milhões, oriundos dos governos Federal e Estadual, já foram investidos na área nos últimos seis anos. Mas um fato novo deve dinamizar ainda mais esse tipo de ação no Estado e potencializar os recursos destinados à área. Trata-se da criação do Núcleo de Obras e Patrimônio (NOP), recém-criado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e que representa uma nova perspectiva para o setor.

O núcleo foi criado através da Lei nº 5.466, que transfere as Unidades Executoras de Projeto (UEPs) de São Cristóvão e Laranjeiras no âmbito do Programa Monumenta, antes lotadas na Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), para a Secult. Será responsabilidade do NOP a coordenação da execução das ações do PAC Cidades Históricas em Sergipe.
A secretária Eloisa Galdino
 (Foto: Fabiana Costa/Secult)

A secretária da Cultura, Eloisa Galdino, explica que esta é mais uma ação efetiva para dinamizar a política de preservação do Patrimônio Cultural em Sergipe determinada pelo Governador Marcelo Déda.“Este Governo é o que mais investiu nos últimos anos na recuperação do patrimônio histórico e arquitetônico em Sergipe. São muitas obras que comprovam a preocupação do Governador em restaurar estes espaços e preservar a memória arquitetônica do Estado de Sergipe”, argumenta a gestora.

As obras que a secretária cita podem ser vistas em diversas partes de três sítios históricos importantes de Sergipe: Laranjeiras, São Cristóvão e Aracaju. O Museu Histórico, o Palácio Museu Olímpio Campos, o Museu da Gente Sergipana, o campus da UFS em Laranjeiras, as intervenções estruturais na Praça São Francisco que a tornaram Patrimônio Cultural da Humanidade, e as recentes inaugurações em São Cristóvão, e Laranjeiras são algumas delas, e mostram com clareza aos sergipanos e turistas, a riqueza do Patrimônio Cultural existente em Sergipe.

NOP
O Núcleo de Obras e Patrimônio (NOP) será uma ferramenta dentro da Secretaria da Cultura que atuará no Plano de Recuperação das Unidades Culturais, já em curso. Esse projeto já recuperou o Teatro Atheneu e reformará em breve o Gonzagão e Arquivo Público, além das demais unidades culturais mantidas pela Secult.

O núcleo será composto por arquitetos e engenheiros que darão um enorme subsídio às ações patrimoniais em Sergipe. A equipe atuará também na captação de recursos junto ao Governo Federal, no processo de assessoramento das licitações, além de elaboração de orçamentos.
“Teremos uma estrutura fundamental para que a Secult possa prospectar financiamentos, elaborar projetos e acompanhar obras que são fundamentais para a consolidação da política de cultura do governo Marcelo Déda", completa Eloisa Galdino.

Inicialmente o NOP estará focado em ações já pactuadas em São Cristóvão, Laranjeiras e Aracaju, através de uma carta consulta que está em curso com o BNDES. Para a coordenadora do Núcleo, Tatiana Costa, a criação deste setor trará uma nova perspectiva no que diz respeito ao Patrimônio Histórico sergipano.

“A criação do Núcleo é um grande avanço, afinal, temos desenvolvido um trabalho há oito anos na Secretaria de Infraestrutura, e que agora, além de ser continuado, será ampliado. Iremos atuar em outras cidades do Estado, através do Plano de Recuperação das Unidades Culturais, aumentando a abrangência de cidades beneficiadas e com patrimônios históricos revitalizados”, frisou.






Agência Sergipe de Noticias

0 comentários:

Postar um comentário

Redes e links sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites